Comissão de avaliação

Graduado no curso de Engenharia Mecatrônica pela Pontifícia Universidade católica de Minas Gerais (PUC/MG).
Pós- graduado no Curso de Fontes Alternativas de Energia pela Universidade Federal de Lavras(UFLA).
Mestrando em Gestão e Auditoria Ambiental com aplicação de Energias Renováveis pela Universidade de Leon (Espanha).
Especialização em Energia Solar Fotovoltaica – Centro de Estudos de Pós Graduação EuroInnova (Granda-ES)

Experiência Profissional
Sócio-Fundador do Studio Equinócio Ltda (Empresa do Grupo AEVO)., empresa de engenharia, projetos e instalações e consultoria na área de energia solar térmica com atuação há mais de 18 anos no mercado. Projeto, fornecimento, instalação e manutenção de sistemas de energia solar térmica e fotovoltaica de pequeno, médio e grande porte. ( 2000 …)
Coordenador Programa de Certificação de Profissionais Solares ( QUALIFV)-Diretor de Capacitação e treinamento da AGBD- Assoc. Brasileira de Geração Distribuída
Consultor GIZ/COPPE /SENAI– elaboração de programa de capacitação em energia solar fotovoltaica no Brasil. (2014-2015)
Fundador e Vice-Presidente da ABSolar- Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica.(2013-2014.)
Criador e coordenador técnico da Iniciativa Cidades Solares que visa o desenvolvimento de arcabouço legal e estrutural para criação de legislações que fomentem o uso de tecnologias solares nas edificações das cidades latino-americanas. (2006-2010)
Palestrante convidado em eventos: SolarInvest 2010, 2011, 2012, 2013, Fórum de Energia Limpa, Ecopower, Cidades Inovadoras, Cidades Verdes, Colóquio Brasileiro de Energia Solar, Intersolar Europe(Munique), Intersolar South America, Exposolar 2016,2017, Enersolar 2017..
Invited speaker at events: SolarInvest 2010, 2011, 2012, 2013, Clean Energy Forum, Ecopower,
Innovative Cities, Green Cities, Brazilian Solar Energy Conference, Intersolar Europe (Munich German), Intersolar South America, etc.
Observador Brasileira da IEA-Agencia Internacional de Energia- Task 60 – PVT- Photovoltaic Thermal Techonologies;
Coordenador da ACADEMIA SOLAR.
Idealizador da ROTA SOLAR.

Instrutor de cursos de capacitação de profissionais na área de energia solar:
* Instrutor do curso de Pós Graduação Negócios de Geração Fotovoltaica da UNIFEM Busines School ( 2017-..)
* Instrutor do curso de Mestrado em Sistemas Elétricos – FACENS- Faculdade de Engenharia de Sorocaba-SP – Disciplina- Sistemas Fotovoltaicos.
* Instrutor do curso a distância: The global market, technology and innovations and global public policies for the development of solar water heaters in Latin America, pela OLADEOrganização Latino Americana de Energia
* Instrutor do curso de formação em projetos de sistemas de aquecimento solar na Argentina pelo FOVISEE (Foro de Vivienda Social y Eficiencia Energética);
* Instructor of the training course on projects of solar heating systems in Argentina by FOVISEE (Forum of Social Housing and Energy Efficiency);
* Coordenador da Academia Solar, iniciativa de treinamento no tema energia solar por todo o Brasil.
* Instrutor-palestrante do Curso de MBA em Construções Sustentáveis do NITS- Núcleo de Inovação e Tecnologia para Sustentabilidade e Universidade Católica de Petrópolis;
* Cursos de formação de projetistas em aquecimento solar pela Prefeitura de São Paulo, onde forma treinados mais de 1000 alunos em 1 ano;
* Curso de capacitação de engenheiros da CAIXA, em atendimento as exigências do programa Minha Casa Minha Vida;
* Cursos de formação em projetos de sistemas de aquecimento solar no Uruguai na instituição de ensino UDELAR ( Universidade de La Republica de Uruguay)
* Cursos de formação em projetos de sistemas de aquecimento solar no Uruguai na
instituição de ensino Universidade ORT.
* Curso de ensino a distância em projetos de sistemas de aquecimento solar – PUC Minas Virtual.
* Palestrante de energia solar da CDT- Chile- Camara de Desarollo Tecnologico de Chile;
Atuou como diretor Executivo do Departamento Nacional de Aquecimento Solar (DASOL) da ABRAVAAssociação Brasileira de HVAC-R de 2004 a 2009, onde teve oportunidade de criar e coordenar diversos projetos para o setor de aquecimento solar:
* Membro do Comitê Gestor do Qualisol-Programa de Qualificação de Fornecedores
de Sistemas de Aquecimento Solar do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e
Qualidade Industrial)
* Coordenador técnico do NormaSol/CB55-ABNT ( Associação Brasileira de Normas
Técnicas), programa brasileiro de desenvolvimento de normas técnicas para aplicação dos
aquecedores solares de água;

Eng. Eletricista, Diretor executivo da Abracopel, Consultor de empresas autor de livro, palestra e instrutor em diversos eventos e colunista de diversas mídias. Pós graduação em Docência do Ensino Superior e em Marketing, atua há 17 anos no mercado de segurança com eletricidade

Possui mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2000) e graduação em Engenharia Elétrica pela Faculdade de Engenharia de Sorocaba (1995).

Professor titular do curso de Engenharia Elétrica e Mecatrônica da Faculdade de Engenharia de Sorocaba – FACENS. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Eletrotécnica, atuando principalmente nos seguintes temas: máquinas elétricas, conversão eletromecânica de energia, acionamentos elétricos, qualidade de energia, fontes de energias renováveis.

José Roberto Muratori é engenheiro de produção formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) com especialização em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas.
Atua há mais de quinze anos na área de Automação Residencial e Tecnologias para Habitação. Foi membro fundador da AURESIDE, Associação Brasileira de Automação Residencial, e atualmente é seu  diretor executivo.

Também participa da Marbie Systems, empresa de consultoria e projetos de automação residencial e predial que atua em todo o território brasileiro e tem como clientes algumas das principais incorporadoras e construtoras do País.

Escreveu o livro Automação Residencial – Conceitos e Aplicações em co-autoria com o Eng. Paulo Henrique DalBó, lançado no final de 2013.

Apresenta palestras e ministra cursos e seminários sobre temas ligados à tecnologia. É colunista em revistas e sites da Internet, tendo diversos artigos publicados que se tornaram referência no mercado de Automação Residencial 

Engenheiro (UNIFEI / 06-79) e pós-graduado (FGV / 2001). Trabalhou em empresas de consultoria e projeto nas áreas de Usinas Hidrelétricas, SE e LT por 10 anos.

Trabalhou nas áreas projeto de UHE, SE e LT, de medição, automação / redes inteligentes, proteção da receita e P&D (CEMIG, ELETROBRAS, FURNAS).

Trabalha hoje como consultor e é professor do curso “Gestão de Perdas Não Técnicas” e “Redes Inteligentes”  (Conprove Eng. e PUC/MG).

Marcelo Rodrigues Soares, Engenheiro Eletricista com ênfase em Eletrotécnica pela Mauá e especializado em Segurança do Trabalho pela USP. Mais de 25 anos de experiência nas áreas de projetos e obras em empresas como Dow, Sanofi e CPFL Energia que permitiram que os empreendimentos sempre se destacassem pela utilização de novas tecnologias, gerando uma sólida base de conhecimento.

Hoje se dedica à empresa Passopadrao Treinamentos, aonde a principal motivação é transformar informação em conhecimento.

Amante da Tecnologia desde o boom dos anos 80, está sempre à procura de soluções inovadoras para o mercado corporativo, na área de projetos elétricos e gestão de empreendimentos, visando sempre o aumento da confiabilidade e a segurança das pessoas.

Possui graduação em Engenharia elétrica pelo Instituto Mauá de Tecnologia (1986) e mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorando pela Universidade Federal do ABC na área de Energia. Professor da FAENG – Faculdade de Engenharia eng°. Celso Daniel do Centro Universitário Fundação Santo André (CUFSA-FAENG), eleito Diretor da FAENG em outubro de 2008 e reeleito em abril de 2012 com término de mandato em março de 2016. Coordenador do curso de engenharia eletrônica de 2016 a 2018. Professor do curso de pós-graduação na área de Gerenciamento de Projetos. É professor efetivo do curso de engenharia eletrônica.

Como engenheiro, é diretor técnico da empresa Rae Electric e atua principalmente nas seguintes áreas: automação de processos térmicos, como caldeiras e fornos e automação de processos, desenvolvimento de processos para tratamento de resíduos e processamento de materiais via plasma térmico; projeto e construção de retificadores de alta eficiência energética.

É coordenador do programa Qualiesco, de avaliação das empresas prestadoras de serviços na área de eficiência energética. Coordena o grupo de pesquisa em Plasma Térmico no CUFSA-FAENG. Desenvolve pesquisa para geração de energia a partir de resíduos utilizando o plasma térmico.

Tecnólogo Elétrico pela Universidade Mackenzie – São Paulo – SP, Técnico Eletrotécnico – ETEC – Ribeirão Preto – SP, Técnico em Gestão de processos – SENAI/SP,  MBA em Gerenciamento de Projetos – FGV. Atua como Instrutor nos cursos de CAI (Curso de Aprendizagem Industrial), Curso Técnico em Eletroeletrônica, Eletromecânica e Mecânica no SENAI Ribeirão Preto, especialista em Lean Manufacture (Sistema TOYOTA de Produção) e Especialista em Eficiência Energética, atuando como consultor nas Empresas pela Instituição SENAI e especialista em Sistemas Fotovoltaico, geração distribuída.

Engenheiro Sênior e Consultor Técnico da PETROBRAS. Mestrado em Proteção de Sistemas Elétricos de Potência pela POLI/USP. Coordenador do Subcomitê SC-31 do Cobei. Representante do Brasil no Comitê Técnico TC 31 (Atmosferas explosivas) e TC 95 (Dispositivos de proteção) da IEC e no IECEx. Primeiro brasileiro a receber o Prêmio de reconhecimento internacional IEC 1906 Award.