Dispositivos de Proteção

Dispositivos de proteção, seccionamento e comando de baixa tensão

Esta categoria inclui, por exemplo: Fusíveis de baixa tensão; Disjuntor de baixa tensão; DPS – dispositivo protetor de surtos; DR – dispositivo diferencial residual; Relés de proteção; Chave de transferência; Chave seccionadora; Temporizador; Botoeira; Relé de impulso; Interruptor para iluminação; etc.

Vencedores

Produto: Solução para Fiação Elétrica SmartWire
Empresa: EATON

A solução SmartWire elimina praticamente toda fiação elétrica de comando dos painéis elétricos, permitindo o controle, acionamento e monitoração de dispositivos tradicionais da indústria como por exemplo: contatores, disjuntores-motor, botões, sinaleiros, colunas luminosas, disjuntores em caixa moldada, inversores de frequência e soft starters. Através de um único cabo de rede, todos estes dispositivos podem ser conectados de forma rápida, fácil e eficiente. A solução oferece ainda reduções de custos em diferentes áreas do projeto: redução de tempo de engenharia, montagem e fiação, redução de espaço físico dentro do painel elétrico, redução de tempo de startup e comissionamento bem como de manutenção. Além disso disponibiliza grande quantidade de diagnósticos permitindo a fácil identificação do problema e sua solução.

Produto: SIRIUS Innovations
Empresa: SIEMENS

Uma família completa de produtos destinados à manobra, proteção, acionamento e supervisão de diversas cargas, como motores elétricos, capacitores, entre outras. Entre seus principais atributos, destaque para o aumento da produtividade com menor tempo de instalação, comissionamento e manutenção, redução de espaço em máquinas e painéis, eliminação de erros de montagem, menores tempos de engenharia e produção e maior disponibilidade de plantas industriais.

Utilizando o novo sistema de conexão por mola presente nos produtos desta linha, é possível montar partidas de motores muito mais rápido, fácil e sem uso de ferramentas. A técnica de montagem APC (Alinhe, Puxe e Clique), em conjunto com produtos ainda mais compactos e o novo sistema de alimentação Infeed System 3RV29, permitem reduções do tempo de montagem em mais de 50%, gerando ganhos significativos em produtividade e redução de custos do painel.

Produto: Sistema Zyggot
Empresa: VARIXX

A linha Zyggot Arco realiza a detecção de arcos elétricos de maneira inovadora. Nesta topologia, não são necessários os dispositivos de medição de corrente e/ou som. O arco é detectado apenas pela radiação ultravioleta. Os sensores inteligentes, que detectam apenas radiação ultravioleta, são estrategicamente posicionados no painel elétrico. Todo o monitoramento é baseado no nível de radiação ultravioleta no ambiente, como a liberação de radiação ultravioleta ocorre antes do fluxo de corrente, é possível realizar a detecção do arco elétrico antes que seus efeitos prejudiciais sejam identificados. Os sensores são capazes de identificar rapidamente a presença de um arco elétrico e enviar o sinal de trip em apenas 300 microssegundos.

A linha Zyggot Arco permite que muitos sensores sejam instalados no mesmo relé – é possível utilizar até 50 sensores. Além disso, a instalação é facilitada pelo tipo de conexão entre sensores e cabos, conectando os dispositivos em rede. A linha pode ser instalada até mesmo em painéis contemplados com outras topologias de detecção, incrementando o nível de segurança destes painéis.

Outro aspecto a ser ressaltado é o contato de saída dos relés de proteção. O sistema Zyggot Arco utiliza um contato estático em paralelo com o contato seco, com isso, o tempo de resposta é de 9 nano segundos.