Indústria 4.0

Indústria 4.0

Esta categoria inclui, por exemplo: Automação industrial; Internet das Coisas; Robótica; etc.

Vencedores

Produto: Conexão IoT via protocolo MQTT
Empresa: WAGO

A WAGO inova ao incorporar na sua linha de controladores, da família PFC, uma conexão nativa para o protocolo MQTT (Message Queuing Telemetry Trans- port). Este protocolo é bastante usado em IIoT (Industrial Internet of Things) e, no caso da WAGO, cria uma conexão segura e bidirecional entre os controladores e plataformas de Cloud Computing como Azure, Amazon ou qualquer outra uma vez que MQTT é um padrão comum para estas plataformas.
As mensagens são criptografadas, usando TLS, o que garante segurança no trafego de informações do chão de fábrica à nuvem. A conexão nativa simplifica as arquiteturas de automação, pois além das tarefas de controle, os PFCs são capazes de enviar os dados para as plataformas de Cloud, eliminando gateways e camadas de software que antes eram necessárias para esta operação.
Além disso, a WAGO criou uma área na plataforma Azure onde os usuários do PFC podem criar as suas visualizações, dashboards e tabelas e visualizá-los de qualquer lugar, a qualquer hora e com qualquer dispositivo conectado (tablet, computador, smartphone).

Produto: SafeMove2
Empresa: ABB

O SafeMove2 oferece maior flexibilidade, economia de espaço e ferramentas de comissionamento de ponta para maior produtividade a um custo total de investimento mais baixo. Tudo isso, combinado com segurança inigualável, permite uma colaboração mais próxima entre robôs e homem. Como o seu antecessor, o SafeMove2 inclui uma série de funções de segurança de ponta, incluindo limites seguros de velocidade, monitoramento seguro de parada, faixas de eixos seguros e supervisão de posição e orientação.

O SafeMove2 permite que robôs e homens trabalhem mais estreitamente, restringindo o movimento do robô para precisamente o que é necessário para uma aplicação específica. O SafeMove2 simplifica os cenários de produção e fornece ferramentas que aceleram o fluxo de trabalho de comissionamento para configuração e validação. Ele também integra a conectividade Fieldbus de segurança ao controlador de robô IRC5 da ABB, bem como os controladores IRC5 Single, Compact e Paint. A eficiência e flexibilidade obtidas de soluções de colaboração aprimoradas como o SafeMove2 contribuem para a ecossistema integrado que a ABB chama de Internet das Coisas, Serviços e Pessoas.

Produto: Cloud IoT Gateway
Empresa: PHOENIX CONTACT

O IoT Gateway integra instalações novas e existentes à Internet das Coisas em nuvem sem intervenção na lógica de automação, onde coleta e processa os dados de sensores e de processo, transmitindo-os para a nuvem profissional em protocolos existentes no mercado, permitindo que qualquer tecnologia seja inserida no contexto da Indústria 4.0.
Em poucas palavras, qualquer equipamento em Modbus/TCP, Modbus/RTU, RS232, etc.

Produto: WEG Motor Scan
Empresa: WEG

O WEG Motor Scan é um sensor de fácil instalação para o monitoramento periódico dos motores elétricos. O dispositivo permite analisar a performance do motor, evitando paradas e perdas na produção, e assim, garante a integridade dos motores instalados na fábrica. O WEG Motor Scan capta os dados do motor, envia ao smartphone ou tablet via Bluetooth® ou Gateway e passa por wi-fi todas as informações para a nuvem, que armazena os dados e os transmite para a WEG IoT Platform, a fim de garantir eficiência dos processos. Essencialmente, o WEG Motor Scan permite acompanhar o desempenho do motor por meio de um dispositivo inteligente (App disponível para Android e iOS) ou no desktop, ambos pela WEG IoT Platform. Com base nos dados capturados e enviados para a nuvem, é possível tomar decisões mais rápidas e assertivas, principalmente nos casos de manutenção preditiva, garantindo maior eficiência e vida útil do motor.
Além disso, será possível configurar o sensor para disparar alertas com base nestes dados e, para facilitar o gerenciamento de diversos motores na planta fabril, será possível acompanhar todos os motores equipados com o WEG Motor Scan na mesma tela da WEG IoT Platform.
Entre os principais benefícios no uso desta nova tecnologia está a otimização da manutenção preventiva dos motores, uma vez que permite a identificação exata do equipamento que pode apresentar falhas futuras, tornando o processo de manutenção mais rápido e eficiente, com pouca ou nenhuma parada na produção.